segunda-feira, 22 de julho de 2013

Antigos brinquedos de papel /Vintage paper toys




Decerto muitos de vós se lembrarão de terem brincado com brinquedos de papel. Simples folhinhas, vendidas à unidade, que faziam as nossas delícias. Recortavam-se bonecas com seus lindos vestidos, ou construíam-se castelos, casinhas, carros, barcos.
Ainda tenho alguns desses exemplares que guardo religiosamente. Fui encontrá-los dentro de um saco de plástico,num baú de madeira, aonde se guardam mais algumas "relíquias" de outros tempos.

Eram momentos  mágicos aqueles em que, ao Sábado de manhã, acompanhava o meu pai, quando este ia comprar o jornal, e na casa dos jornais vendiam-se aqueles blocos maravilhosos com imensas bonecas de papel. Quase sempre eu conseguia trazer mais uma comigo.
Recordo-me que já deveria andar na  2ª, 3ª, e 4ªclasses e adorava recortar aqueles fatinhos e vestir as bonecas com as suas melhores galas. Contrariamente à maioria das garotas da minha idade,  eu até tinha imensas bonecas, e os respectivos fatinhos para lhes vestir -  a minha mãe tratava de os confeccionar-  mas aquelas cores e o facto de recortar era uma delícia para passatempo de fim de semana.
Portanto, pelas minhas contas, estas bonecas são todas da década de 70  do séc. XX. 
Claro que a maioria delas, acabaram por se rasgar, mas estas conseguiram sobreviver e ei-las em pleno séc. XXI.





Este post é dedicado a estas e outros brinquedos de papel que, a meu ver, são intemporais.


2 comentários:

  1. Foi tudo mágico pra mim. Essas bonecas fizeram parte da minha infância. Pena que não tenha mais.

    ResponderEliminar
  2. Foi tudo mágico pra mim. Essas bonecas fizeram parte da minha infância. Pena que não tenha mais.

    ResponderEliminar